Muito se fala em vida saudável nos dias de hoje, mas poucos sabem do que se trata realmente ter uma vida assim. Praticar, então, essa tal vida saudável, fica mais difícil ainda!
Há muita informação no mídia, internet, jornais, entretanto muitas são as dúvidas...
Este espaço foi criado para divulgação de informações sobre tópicos relacionados a saúde, atividade física, dietas e assuntos afins, com um foco especial na área da Endocrinologia, na qual atuo.
Aproveitem!!!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Cenas dos proximos capítulos...

Nos proximos posts falarei sobre:
  1. Suplementaçao com whey-protein e aminoacidos de cadeia curta/ ramificados (BCAS)
  2. Transtornos alimentares: Angelina Jolie Anorética? Famosos e transtornados!
  3. Importância da vitamina D
Aguardem!!!

Suplementos alimentares e anabolizantes (Parte 2): Vale tudo pra ficar sarado?”

Dando continuidade aos posts de: “Suplementos alimentares e anabolizantes: Vale tudo pra ficar sarado?” O que são “anabolizantes”? Ele podem ser usados? Qual os efeitos?

Temos que admitir que estão sim sendo usados, oferecidos e enaltecidos por alguns nas academias. Mas qual o risco de usá-los?

Anabolizantes são substancias que SINALIZAM para as células de todo organismo, mas principalmente musculares, SINTESE de proteínas. Hormônios esteroides ( como os hormônios sexuais estrogênio e testosterona), a INSULINA, o hormônio do crescimento (GH), dentre outros. De interesse para o ganho de massa muscular, e não de gordura, os principais anabolizantes são os hormônios masculinos e o GH. Mas, vale a pena suplementar esses hormônios? É seguro ou necessário? Vou falar apenas dos hormonios esteroides (o GH fica para outro post!)

Os hormônios masculinos, testosterona e derivados, que tem efeito atuando por meio dos receptores celulares da testosterona, tem como PRINCIPAIS EFEITOS:

1. Determinar a distribuição masculina de pelos, grossos e escuros, na face, peito, pernas/braços (e a escassez de pelos na cabeça! ).

2. Engrossar a voz

3. Confere personalidade mais agressiva, violenta.

4. Aumento de forca e massa muscular, com diminuição de gordura (isso é o que mais atrai as pessoas que querem “crescer”)

O problema é que o uso desses hormônios de forma exógena (injetados ou ingeridos pela boca) causam uma serie de efeitos indesejados e perigosos:

  1. Aumento de pressão arterial, com maior risco de infarto e derrame (AVC)
  2. Aumento do colesterol ruim (LDL) e redução do bom colesterol (HDL)
  3. Acne (Espinhas na face e tórax)
  4. Calvície precoce(perda de cabelo no topo da cabeça principalmente)
  5. Nas mega doses utilizadas, sem prescrição medica, aumento súbito da massa muscular do coração causando infarto do miocárdio mesmo com a pessoa em repouso ou com mínima atividade física.
  6. Tumores no fígado, câncer de próstata, mama ou endométrio (parte de dentro do útero)
  7. Inibição dos hormônios sexuais da própria pessoa, causando um “hipogonadismo” , ou seja, a pessoa para de produzir seus próprios hormônios e quando para de tomar os anabolizantes podem demorar a voltar a produzi-los ficando numa espécie de “menopausa” ou “andropausa” (no caso dos homens), tendo diminuição da libido, impotência sexual, INFERTILIDADE (diminui os testiculos e a produção de espermatozoides temporariamente) dentre outros sintomas
  8. Aumento de mamas, nos homens (ginecomastia)
  9. Aumento do numero de globulos vermelhos no sangue (hemacias), aumentando a viscosidade do sangue, podendo causar trombose e até acidente isquemico cerebral (AVC, conhecido como "derrame")
  10. Alterações de comportamento e DEPENDENCIA química dos anabolizantes. Esse fato me chocou, quando estudei sobre isso, porque era algo que desconhecia.

Os anabolizantes atuam no sistema cerebral de recompensa e prazer causando um enorme bem estar e sensação de “poder fazer tudo, estar forte e bem disposto”. Ativa circuitos comuns aos ativados durante o uso drogas como cocaína e heroína. A abstinência aos anabolizantes causa sintomas que muitas vezes levam a pessoa a voltar a usa-los para voltar a “sentir-se bem”, causando dependência. Além disso, durante seu uso, aumenta a agressividade, causando distúrbios de relacionamento.

As dose utilizadas são enormes, da ordem de 100x a concentração normal dessas substancias no próprio organismo, potencializando esses efeitos!

Vale a pena correr todos esses riscos? Você precisa disso pra ser feliz? Quem disse que você tem que ser assim, dismórfico (na minha opinião, as vezes deformado)? Quem disso que isso é bonito? Acho que essas são perguntas centrais que tem de ser respondidas antes de tudo! O que é mais importante nessa vida? Pode parecer “piegas”, mas a felicidade começa dentro de cada um. Um corpo bonito pode ser almejado, mas tudo tem limite. O limite deve ser a qualidade de vida, a saúde, a felicidade autentica. Porque tenho que mudar pra ser feliz e me amar? Esse amor próprio e autoestima tem que existir antes de tudo! Ate a próxima!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Suplementos alimentares (Parte 1): “Fat Burner” OxyelitePro

Tudo começou com um amigo do grupo de corrida, corredor de maratonas inclusive, que apesar de magro, tem uma “barriguinha” (de início recente) incomodando-o. “Vou tomar um fat burner” (substância cuja propaganda é de queimar a gordura) “O que você acha disso?” , me perguntou ele. Fui pesquisar sobre essas substâncias e achei interessante falar do assunto. O que são fat burners, afinal? Todos os produtos intitulados “fat burners” tem sua composição produtos que prometem acelerar o metabolismo, queimando gordura. Essa aceleração, entretanto, é obtida por meio de substâncias que tem efeito sistêmico, ou seja, não se restringem as células de gordura. Se houvesse um produto específico, direcionado para o adipócito (estoques de gordura) tenho a certeza que já estaríamos usando em larga escala. Afinal, nossos consultórios estão cheios de pessoas que necessitam emagrecer urgentemente para melhorar condições de saúde urgentes como degeneração do joelho e coluna, diabetes, hipertensão arterial... todas doenças decorrentes do excesso de peso. OK! Mas será que os “fat burners” podem ser usados? São eficientes? Mais importante, fazem mal a saúde?

Utilizando como exemplo o produto OxyelitePro (nada pessoal, apenas foi o produto proposto por meu amigo de corrida), vamos analisar cada componente:

1- Cafeína: Estimula o sistema nervoso simpático, adrenérgico, deixando a pessoa mais alerta, aumenta a frequência cardíaca, a queima de gordura, dentre outros efeitos.

Dose máxima recomendada por dia: 400mg.

Dose em 3 capsulas do produto OxyelitePro: 300mg

Dose em 1 xic de café expresso: 125-165 mg

Uso excessivo causa: irritabilidade, insônia, taquicardia, e pode levar a arritmias cardíacas (!)

2- Bauhinia purpurea: Relatos de propriedades estimulantes da função tireoidiana e da oxidação (queima) de gordura pelo fígado, antioxidantes, dentre outras. Depende da dose presente no produto. O aumento da função tireoidiana por produtos ou remédios levam ao aumento da incidência de arritmias cardíacas, osteoporose, alterações mentais podendo desencadear quadros de psicose, insônia, irritabilidade, ansiedade, dentre outras alterações. Além disso, ocorre uma INIBIÇAO da função de tireoide da própria pessoa, ocorrendo quando da suspensão da medicação hipotireoidismo (queda do nível de hormônio tireoidiano) que leva a diminuição do metabolismo, alteração de colesterol, da função cardíaca, desanimo, depressão, dentre outros sintomas. O risco de hipotireoidismo é tanto maior quanto mais tempo usar o “estimulante da tireoide”.

Em artigo cientifico sobre as propriedades medicinais deste composto a conclusão final foi:

“Even today, plants are the almost exclusive source of drugs for a majority of the world population. Therefore, it remains a challenge for scientist to provide efficient, safe and cheap medication especially for rural area. These Bauhinia species and their quantification of individual phytoconstituents as well as pharmacological profile based on in vitro, in vivo studies and on clinical trial should be further investigated. “(Mukherjee, P.K., T.K. Gopal and T. Subburaju, 1998. Studies on the anti-diarrheal profiles on Bauhinia purpurea Linn. leaves extract. Nat. Prod. Sci., 4: 234-237.) Traduzindo: “Mesmo hoje, as plantas são a principal fonte da maioria das drogas (remédios) utilizados pela populacão mundial. … Essas espécies de Bauhinia e a quantificação de seus fitocontituintes individuais assim como as suas propriedades farmacológicas baseadas em estudos in vitro (no laboratório), in vivo (com seres vivos) e em estudos clínicos (estudos com pessoas, de forma controlada, monitorando benefícios e malefícios) precisam ser investigados mais adiante”.

3- Bacopa Monnier (Folha): Descritos efeitos de neuroproteção, aumenta a memória, efeitos anti-inflamatorios, anti epileticos. Alguns estudos em humanos, chamados pré-clinicos demonstraram melhora da memoria. Não encontrei nenhuma informação sobre sua interferência na queima de gordura.

Referencia principal: Vangalapati, M. et al. “A Review on Pharmacological Studies of Bacopa monniera.” J. Chem. Bio. Phy. Sci. 2011, Vol.1, No.2, Sec. B, 250 – 259.

4- 1,3-Dimetilamilamina (Geranium): Aumenta a atividade do sistema nervoso simpático, sem aumentar a pressão arterial de forma perigosa, apos uma única dose por dia, mesmo quando combinado a cafeína. Presente em diferentes suplementos alimentares. Li alguns estudos e nenhum conseguiu ver aumento real do gasto energético nem nenhum efeito outro no metabolismo. O estudo mais expressivo que achei foi conduzido apenas com 25 indivíduos, 13 tomando 1,3-Dimetilamilamina e 12 usando placebo, durante 10 semana. Durante o estudo, as pessoas mantiveram sua atividade física habitual e alimentação, anotando tudo o que comiam. A conclusão foi que o uso do medicamento não alterou a frequência cardíaca nem a pressão arterial. Também não piorou os exames de sangue (colesterol, triglicerídeos, glicose, enzimas hepáticas). Tampouco melhorou! Os autores sugerem que novos estudos e com maior numero de pessoas, por mais tempo, devem ser conduzido para se chegar a alguma conclusão. Parece não fazer mal, mas também não faz bem!!

Referencia principal: Bloomer R.J. et al. “Impact of a Dietary Supplement Containing 1,3-Dimethylamylamine on Blood Pressure and Bloodborne Markers of Health: a 10-Week Intervention Study “Nutrition and Metabolic Insights 2012:5 33–39

5- Cirsium Oligophyllum 
- Aumenta a queima de gordura em adipócitos (células de gordura) vicerais (que ficam dentro da barriga, que em muito prejudicam o metabolismo, levando ao diabetes, por exemplo) e subcutâneas (aquela gordura das coxas, do culote, da “barriga que é mole e caída”). Só achei publicado estudos em RATOS e CAMUNDONGOS. Não há nenhuma pesquisa concluída em seres humanos. Qual a dose apropriada? Você se considera igual a um ratos? É toxico? Perguntas a serem respondidas...

Referencia principal: Toshihiko Y. et al “Body fat mass reduction and up-regulation of uncoupling protein by novel lipolysis-promoting plant extract” Int J Biol Sci. 2009; 5(4): 311–318.

6- Rauwolscine: Inibidor do receptor adrenérgico alfa-2 (os outros compostos acima aumenta a atividade adrenérgica, vocês se lembram? Este composto bloqueia um dos tipos do receptor de adrenalina).Estaria associado a diminuição da ingestão alimentar em ratos. De novo, alguém se considera igual a um rato? Para começar, ratos são gerados em media em 23 dias de gestação (isso mesmo) e morrem em 4-6 semanas!!!

Concluindo: Meu amigo de corrida pode até tomar o seu fat burner. O que não posso lhe afirmar é que vai ter efeito benéfico! Também não se pode garantir que será inócuo, que não lhe causará maleficio. Se ninguém provou o efeito benéfico ou maléfico de cada um desses componentes ISOLADAMENTE o que se dirá sobre a combinação dessas substancias. Elementos químicos quando colocados juntos regem entre si, e podem dar origem a uma série de outros produtos e efeitos. Um exemplo clássico disso no meio medico foi a combinação de dois remédios para emagrecer, fenoxibenzamina fenfluramina (famosa Fen-Fen), que isoladamente não causavam maleficio, na dose recomendada, mas que quando combinados (e foram usados em larga escala) causaram lesões em valvas cardíacas graves e irreversíveis, sendo banidos do mercado.

Não indico o uso de fat burners, mas não tenho o “poder” de proibir o uso pelo meu amigo. Me senti apenas na obrigação de tentar esclarecer que NAO HA SEGURANCA NO USO DESSAS SUBSTANCIAS E TAMPOUCO EVIDENCIA DE EFICACIA. Qualquer um pode prometer resultados milagrosos, mas o compromisso da ciência e da medicina é oferecer tratamentos baseados em estudos grandes, populacionais, que indiquem beneficio e, sempre que possível, não malefício (ou mínimo maleficio). Cada um é livre para fazer suas escolhas. Recebemos a todo momento indivíduos nos hospitais com arritmias cardíacas, insuficiência renal ou hepática, neoplasia, condições súbitas e muitas vezes inexplicadas. Pra que complicar mais a vida? Tudo é aceitável para TALVEZ se adquirir uma barriga mais sarada? A decisão está nas suas mãos, agora, e sempre!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Qual o preço da beleza? Vale tudo pra ficar “sarado”?

Sempre me questionei muito sobre os padrões de beleza divulgados pela sociedade atual. Por muito tempo fui uma insatisfeita crônica! Sempre tive um formato de corpo bonito, mas queria ser PERFEITA. Isso é: não ter nem “esboço” de celulite, sem estrias, com corpo bem torneado, firme, “imaculado”, musculoso... Quem não sonha em ser assim? Para os homens, o objetivo é ser definido, musculoso, ou, simplesmente, “grande”. Mas quem foi que disso que isso é saudável? Todo mundo pode ser ou ficar assim?

A resposta não é tão simples de ser dada. Existe um potencial genético, que determina forma do corpo, força, constituição física. Com atividade física e alimentação especial podemos, sim, melhorar muito nosso corpo e, inclusive, mudar certas características do tipo: diminuir a barriga, levantar e aumentar o volume dos glúteos, aumentar a massa muscular. O que acontece é que TUDO TEM LIMITE. Essas mudanças não necessariamente irão te colocar na FÔRMA do corpo sonhado. Muitas pessoas, assim, se decepcionam ou acham esse caminho de exercícios regulares pesados +alimentação especial muito penoso. Nessa hora entra aquele amigo da academia, que já usou uns produtos....afinal, existem milhares de produtos disponíveis no mercado: Whey protein, aminoácidos purificados, FAT BURNER, Oxyelitepro, Carnitina, anabolizantes, dentre outros. Mas esses produtos fazem mal? E se eu tomar só um pouquinho, um mês somente? O que pode me acontecer?

Nos próximos posts vou falar sobre esses produtos, principalmente aproveitando a semana pré-carnaval, que inspira medidas heroicas para se entrar em forma em 1 semana! Vá pensando nesse assunto...

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Bebe nasce na China com 7Kg. Isso é normal?

Não, isso não é tampouco normal nem aceitável!!! Algumas famílias até podem ter nenéns maiores, com mais de 4 kG, raramente 5Kg, sem nenhuma doença associada. Na GRANDE MAIORIA dos casos, entretanto, isso é resultado de diabetes gestacional não tratado e/ou ganho excessivo de peso materno!!! As noticias que li sobre o caso falam de uma chinesa, da região central do país, que é a mais pobre, e que "aparentemente tinha uma gestação normal, como da primeira filha". Provavelmente não realizou pré-natal com ultrassonografia. Este exame com certeza teria previsto esse neném enorme e uma gestação de ALTO risco de complicações para mãe e para o bebê. Muitas pessoas não sabem, mas na China só é permitido um filho por casal. O segundo é sujeito a multa, e muitos casais tem o segundo filho na ILEGALIDADE , sem registrá-lo, o que corrobora a hipótese de ausência de pré-natal! Não achem isso "bonitinho, nem impressionante"! Isso é muito perigoso!!! Não tentem fazer isso em casa!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Dieta do Índice Glicêmico

O que é essa Dieta do Índice Glicêmico? Vale a pena segui-la? Muitas pessoas tem dúvidas sobre essa dieta, afinal, cada hora surge na mídia uma nova fórmula magica para perder peso. Esta dieta foi criada a partir de um estudo que mediu a concentração de glicose e insulina no sangue, logo após a ingestão de um alimento isolado, a partir do jejum. Com isso, foi verificado o quanto cada alimento faria subir a glicose e a insulina no sangue, apos a alimentação, e em quanto tempo isso aconteceria. Alimentos que faziam subir muito rapidamente o nível de glicose no sangue foram considerados de ALTO INDICE GLICEMICO. Isto tem importância principalmente nas pessoas com diabetes, isso porque essas pessoas tem mais dificuldade de aproveitar a glicose e com isso ficariam com sua doença descompensado, tendo “picos de glicose”. Foi verificado, desde então, que o consumo de dieta rica em alimentos com alto índice glicêmico levava a obesidade. Quais são os alimentos de alto índice glicêmico? Aqueles com maior quantidade de carboidrato e menos fibras. Aqui tem um link com uma tabela detalhada dos alimentos e seu respectivo índice glicêmico (IG).

http://nutricao.diabetes.org.br/images/pdf/215_Tabela_de_IG.pdf

A Carga glicêmica (CG) seria o impacto desse índice no organismo, de acordo com a quantidade ingerida. Uma CG <10 é considerada baixa, entre 10 e 20 moderada e >20 alta.

Mas qual é a real eficácia de ficar medindo e monitorando o índice glicêmico dos alimentos que comemos? Então parece lógico ABOLIR esses alimentos de alto índice glicêmico?

O mais importante é tentar escolher sempre alimentos de baixo índice glicêmico, que são em geral os mais saudáveis, como as verduras legumes, frutas, pães e cereais integrais...mas e as frutas de alto índice glicêmico? E a batata? Doce e chocolates nunca mais? Calma, não se desespere!! Alguns estudos já foram feitos comparando a dieta balanceada com a de baixo índice glicêmico e o resultado foi bem interessante: quando misturados os alimentos, de alto e baixo índice glicêmico, como ocorre na dieta balanceada, os alimentos de baixo índice glicêmico compensam os de alto (como numa balança!). Assim, quando ingerimos uma dieta variada e com bastante alimentos de baixo IG, podemos também utilizar, com moderação, alguns de alto IG. Esta com vontade de comer um chocolate, aquele que pode 1x na semana? Prefira comê-lo de sobremesa. Os alimentos da refeição (que com certeza foram de baixo índice glicêmico) compensarão a pequena sobremesa (30g de chocolate, podendo ser 2x por semana. Dependendo do grau de malhação, ate mais um pouquinho). Essa estratégia é melhor do que um chocolate “solto” , isolado, no meio da tarde! Este sim vai provocar uma alta carga glicêmica!

Assim, não existe na literatura medica, evidencia que a dieta de baixo índice glicêmico seja superior a dieta de baixa caloria e balanceada. O importante é comer um alimentação rica em legumes, verduras, frutas (quanto menor IG melhor) e pobre em gorduras saturadas, colesterol e sal. Isso sim é eficaz, e acaba sendo de IG, sem muita neurose. Fazer dieta já é tão difícil... pra que complicar mais?

Quer saber mais? Achei informações interessantes nesses sites:

http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta-de-emergencia/dieta-do-indice-glicemico-perca-ate-2-kgs-por-semana/conheca-a-dieta-do-indice-glicemico/1572/1

Acesse também o site de Sociedade Brasileira de Diabetes/ Nutrição (http://nutricao.diabetes.org.br/indice-glicemico/212-o-que-e-indice-glicemico)