Muito se fala em vida saudável nos dias de hoje, mas poucos sabem do que se trata realmente ter uma vida assim. Praticar, então, essa tal vida saudável, fica mais difícil ainda!
Há muita informação no mídia, internet, jornais, entretanto muitas são as dúvidas...
Este espaço foi criado para divulgação de informações sobre tópicos relacionados a saúde, atividade física, dietas e assuntos afins, com um foco especial na área da Endocrinologia, na qual atuo.
Aproveitem!!!

terça-feira, 1 de julho de 2014

Deficiencia de testosterona na mulher



A testosterona é o principal hormônio masculino. Obviamente é muito importante para a saúde e bem estar dos homens. Mas, recentemente, as mulheres estão sendo medicadas com este hormônio e esta parece ser a nova onda do momento.
Será que há, de fato, razão para isso? Mulher precisa de testosterona? Nos últimos meses temos sido procurados por jovens com queixa de queda da libido (desejo sexual) ou falta de orgasmo e isto foi atribuido à diminuição de testosterona.
Mulheres naturalmente tem níveis baixos de testosterona ou outros androgenios. Nelas, esses hormonios sao produzidos pelos ovarios e glandulas adrenais. Ajudam na  libido, no vigor fisico e manutençao da massa muscular. Mas, atentem, estes efeitos também são realizados pelo estradiol- hormonio natural da mulher.

Existem, na mulher, doenças causadas por excesso de testosterona ou de outros androgenios, mas a deficiencia é pouco comum e só deve ser considerada importante em casos especificos. Como exemplo, a retirada dos ovarios ou das glandulas adrenais por cirurgias ou por raros casos de doenças que destroem estas glandulas. Nestes casos, sim, pode-se considerar reposiçao de baixas doses de testosterona por via cutanea, atraves do uso diario de gel.
Esse tratamento deve ser feito com cautela pois o uso inadequado e em doses altas podem  trazer efeitos colaterais sérios, como acne, aumento de pelos escuros em areas pouco tipicas da mulher como face, tronco, pernas e braços (hirsutismo), voz grossa, aumento do clitóris, aumento da massa de celulas vermelhas no sangue e trombose. Em casos mais raros e com doses muito altas, predispõe a mulher ao infarto do miocárdio.
As queixas relativas a deficiencia de androgenios na mulher são muito vagas e podem ser fruto de transtornos do humor, como depressão moderada. Nesses casos há desanimo, cansaço, desinteresse e falta de libido. O desejo sexual é multifatorial e depende do entrosamento do casal sendo influenciado por problemas externos, cobranças, brigas, etc. Ou seja, depende muito do "clima" e de uma serie de incontaveis fatores. A testosterona, se de fato estiver muito baixa, o que já é difícil de comprovar, é apenas um aspecto e nem de longe o mais importante. Tratar uma mulher jovem, que tem ovarios e adrenais funcionando, através do uso da testosterona não só não tem beneficio como pode ter muitos maleficios. Ano passado, a Sociedade Americana de Endocrinologia (The Endocrine Society) publicou uma diretriz exclusivamente de uso de androgenios na mulher ratificando esse posicionamento.
Portanto, cuidado com o modismo. Vamos evitar a criaçao de novas doenças com tratamentos inadequados. Nem tudo pode ser "medicalizado". (Colaboração Dr Amelio F de Godoy Matos)