Muito se fala em vida saudável nos dias de hoje, mas poucos sabem do que se trata realmente ter uma vida assim. Praticar, então, essa tal vida saudável, fica mais difícil ainda!
Há muita informação no mídia, internet, jornais, entretanto muitas são as dúvidas...
Este espaço foi criado para divulgação de informações sobre tópicos relacionados a saúde, atividade física, dietas e assuntos afins, com um foco especial na área da Endocrinologia, na qual atuo.
Aproveitem!!!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Antibiótico pra tratar obesidade

Infecção bacteriana pode causar obesidade? Qual o papel de bacterias intestinais na obesidade?


Um artigo recente publicado na Science produziu certo alvoroço na mídia e na comunidade científica. Publicado em 4 de março, este artigo sugere que a colonização intestinal por certas bactérias poderia determinar obesidade nesta população.

"Previous research has suggested that bacteria can influence how well energy is absorbed from food, but these findings demonstrate that intestinal bacteria can actually influence appetite," Dr. Andrew Gewirtz of Emory University in Atlanta. ("Pesquisas anteriores sugerem que bacterias podem influenciar em como a energia é absorvida da comida, mas estas evidencias demonstram que bactérias intestinais podem realmente influenciar no apetite.")


Dr. Gewirtz afirma que a sua pesquisa sugere que bactérias podem desempenhar um papel importante na epidemia de obesidade - provavelmente porque bactérias oportunistas vieram substituir outras que morreram em consequencia do uso de antibióticos, acesso a água limpa e outros fatores da vida moderna. Isso tudo foi descoberto por "acidente". O grupo estava estudando ratos com colite. Ratos nascidos de "mães" com colite eram retirados da presença de suas mães biológicas para previnir colonização por bacterias intestinais da mãe. Essa colonização, do intestino e da pele, normalmente ocorre logo após o nascimento e persiste por toda vida do animal. O perfil da bactérias que colonizam o bebê é muito semelhante ao perfil de bactérias da mãe. Os bebes ratinhos do experimento, quando submetidos a colonização diferente da sua mãe, não apresentava mais colite porém apresentava obesidade e síndrome metabólica- incluindo resistencia insulinica, que parece ser o ponto chave. Dr Gewirtz e colegas referenciam estudo em que ratos magros transfectados com bactérias intestinais de obesos tornam-se obesos também.

Acredita-se que essas bactérias produzem inflamação intestinal e que essa inflamação contribua para resistencia insulínica e síndrome metabólica.

Eles agora estão estudando que bactérias são essas, presentes nos obesos, e como tratá-las.

É importante notar que mesmo nessa população com mais tendência a obesidade a limitação da comida foi eficaz em previnir ganho de peso. Isso reafirma a importância da dieta na gênese e prevenção da obesidade.