Muito se fala em vida saudável nos dias de hoje, mas poucos sabem do que se trata realmente ter uma vida assim. Praticar, então, essa tal vida saudável, fica mais difícil ainda!
Há muita informação no mídia, internet, jornais, entretanto muitas são as dúvidas...
Este espaço foi criado para divulgação de informações sobre tópicos relacionados a saúde, atividade física, dietas e assuntos afins, com um foco especial na área da Endocrinologia, na qual atuo.
Aproveitem!!!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

E como está sua vitamina D?

Você sabe como está sua Vitamina D? Há pelo menos 3 anos muito tem se falado sobre a importância em se pesquisar a deficiência de vitamina D.  Muitos artigos tem explorado os diversos papéis dessa vitamina no organismo, que, para ser sincera, não deveria nem mais ser tratada como um “vitamina”, mas sim um hormônio! O aumento da incidência de deficiência de vitamina D é uma realidade no mundo inteiro. Acreditava-se que o Brasil, por ser um país “ensolarado”, estaria livre deste problema. O que tem se observado é que mesmo neste país ensolarado muitos tem deficiência de vitamina D. Tenho solicitado rotineiramente essa dosagem e fico impressionada de como tenho encontrado deficiência desta vitamina. Mas, porque é importante tratar a deficiência de vitamina D? A vitamina D tem como funções: 1)Regular o metabolismo ósseo desde a absorção de cálcio no intestino, fixação de cálcio nos ossos, formação de osso, mantendo a “qualidade do osso”. Previne osteopenia e osteoporose. 2) nos músculos (tecido muscular) regula a entrada de cálcio e a força, além do tônus muscular. Sua falta leva a fraqueza muscular, fadiga, diminuição do equilíbrio e maior propensão a quedas. 3)previne o aparecimento de Diabetes tipo 2. 4)Atua no sistema de defesa do organismo (sistema imune) , sendo que sua falta leva a um maior aparecimento de doenças auto-imunes. 5)Atua no músculo dos vasos sanguíneos, diminuindo a produção de sustância que aumentam a pressão e inibe a formação de novos vasos sanguíneos. A falta de vitamina D pode ser responsável por aumento da pressão arterial e de eventos cardíacos (infarto do miocárdio). 6) Parece tem efeito anticancerígeno, principalmente quando se trata de câncer de intestino. Quem está sob maior risco para essa deficiência?  Idosos, principalmente mulheres; Negros; Pessoas que utilizam protetor solar diariamente ou que se exponham pouco ao sol; OBESOS; Acho fundamental dosar essa vitamina principalmente nos indivíduos com maior risco de deficiência. Repor sempre que necessário e sem excesso, afinal como sempre falo aqui, o equilíbrio é fundamental! Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário