Muito se fala em vida saudável nos dias de hoje, mas poucos sabem do que se trata realmente ter uma vida assim. Praticar, então, essa tal vida saudável, fica mais difícil ainda!
Há muita informação no mídia, internet, jornais, entretanto muitas são as dúvidas...
Este espaço foi criado para divulgação de informações sobre tópicos relacionados a saúde, atividade física, dietas e assuntos afins, com um foco especial na área da Endocrinologia, na qual atuo.
Aproveitem!!!

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Voltando a forma pós parto: parte 3

Medicação para obesidade e suplementos: o que pode e o que não pode?

Muito bem, se você está amamentando as restrições são bem parecidas aquelas da gestação, pois grande parte dos remédio passa para o leite materno. Mesmo assim ainda restam algumas opções para auxiliar ao retorno do peso (ou ao emagrecimento, no caso daquelas que já partiram de um sobrepeso antes da gestação). Para ser mais didática vou separ os suplementos e medicamentos em pode e não pode

Podem ser usados:

Farelo de aveia- aumenta a saciedade e ajuda a regularizar o intestino. Consumida com fruta, iogurte, sopas, na massa de tortas.

Gogi Berry: Frutinha rica em vitaminas:

  •  complexo B, importante para músculos, sistema nervoso, enzimas, 
  •  vitamina C, importante para o sistema imunologico ]
  •  beta-sisterol, que tem ação anti-inflamatória, 
  •  cyperone, um fito-nutriente que proporciona benefícios ao coração e pressão sanguínea 
  •  fisalina, importante para portadores de hepatite B e C. 
  •  betaína, usada pelo fígado para produzir colina, substância necessária para a formação de fosfolípides, componentes de todas as membranas celulares. 
  •  beta-glucanas conhecidos como modificadores da resposta imunológica contra processos infecciosos.

Atua reduzindo obesidade, risco de doenças cardiovasculares e diabetes. Antioxidante e anti-inflamatório.
A dosagem diária recomendada de goji berry é entre 15 e 45 gramas ou 120 ml do seu suco. 

Chia- sementinha que expande ao ser ingerida e absorver água e aumenta muito a saciedade além de ter um efeito incrível reduzindo colesterol. pode ser utilizada 2x dia antes das refeições ou acompanhando fruta/ iogurte/ sopa/ suco, 1 colher se sobremesa em cada tomada é suficiente.

Orlistate (Lystate/ Xenical/ Lipiblock)- Medicações que reduzem a absorção de gordura. Formalmente não consta em bula a indicação para lactantes porém como não é absorvido pelo intestino e atua pontualmente no intestino poderia muito bem ser usado "off label" e acompanhado por seu médico, associado, claro a uma dieta hipocalórica.

Não podem ser usados:

Sibutramina

Anti depressivos e ansioliticos - fluoxetina, sertralina (salvo autorizado por psiquiatra dosando risco beneficio)

Victoza (como uso off label para obesidade)

Termogênicos 

Catecolaminérgicos: Anfepramona, fenproporex, mazindol (que no momento inclusive estão com seu uso restrito no Brasil mas qaue estão para serem liberados novamente)

   Claro que o uso de suplementos e medicamentos deve ser sempre complementar a uma dieta hipocalórica (com menos calorias) e preferencialmente pobre em carboidratos dentro da linha de trabalho que acho mais interessante, e atividade física regular. Sendo assim, logo poderá voltar a entrar naquelas roupas que estão saudosas de serem usadas.... 

   No próximo post vou falar um pouco de "Voltando a forma pós parto: Como não emagrecer demais", a pedido de amigas que estão com medo de irem embora com o vento de tão magras que ficaram.






Nenhum comentário:

Postar um comentário