Muito se fala em vida saudável nos dias de hoje, mas poucos sabem do que se trata realmente ter uma vida assim. Praticar, então, essa tal vida saudável, fica mais difícil ainda!
Há muita informação no mídia, internet, jornais, entretanto muitas são as dúvidas...
Este espaço foi criado para divulgação de informações sobre tópicos relacionados a saúde, atividade física, dietas e assuntos afins, com um foco especial na área da Endocrinologia, na qual atuo.
Aproveitem!!!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Chia: essa sementinha está na moda. Mito ou verdade?


Há uns 6 meses tenho escutado falar nesta sementinha chamada CHIA. Escutei primeiramente de uma Cardiologista amiga minha, que está usando juntamente com seus pais. Logo em seguida, dois pacientes se consultaram comigo, ambos mantendo os mesmos remédios, mas com o colesterol muito melhor. Minha madrinha, recentemente comentou que está usando a CHIA e revela que fica mais tempo satisfeita após o uso da Chia no café da manhã. Resolvi então, curiosa que sou, estudar (sugestão: investigar)um pouquinho sobre essa sementinha da moda.
A semente da CHIA é rica em ácidos graxos dentre os quais o alfa-linoleico (ômega 3). Quando hidratada (por ser misturada em iogurte, sucos ou frutas, por exemplo) assume uma consistência gelatinosa que ajudaria a “saciar” o apetite, diminuindo a fome, e lentificar a absorção de açúcares. Além disso,  teria propriedade de diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom. Tem fibras que ajudariam no trânsito intestinal, contribuindo para regularização do intestino. O potencial dessa sementinha é enorme.
Buscando artigos científicos sobre a chia pude constatar que a grande maioria dos artigos que veem grandes benefícios são feitos em ratos ou camundongos. Só achei um único artigo em humanos! Neste artigo, os pesquisadores trataram homens e mulheres obesas, entre 20 e 70 anos, com 25g de semente de CHIA ou placebo, administrados 2x ao dia (total de 50g de CHIA por dia). Avaliaram parâmetros do metabolismo, peso, pressão arterial, glicose, gorduras no sangue (colesterol e triglicerídeos), substâncias inflamatórias dosáveis no sangue (que predispõe ao diabetes, câncer e doença cardíaca, dentre outras), antes e após 12 semanas de estudo. Ao final do estudo concluíram que não houve diferença entre os grupos que usaram CHIA ou placebo. É claro que é apenas um único estudo, com apenas 76 pessoas (geralmente são necessárias mais pessoas para uma conclusão definitiva). Talvez a dose utilizada da CHIA tenha sido pouca, insuficiente para mostrar sua “potência benéfica”. Enfim, muito ainda há que se aprender. Fato certo é que muitos sites e lojas de produtos alimentícios e remédios fazem propaganda SEM embasamento científico. Chegam a conclusões precipitadas e propagandeiam como se fosse uma verdade absoluta.
O que eu acho? Pessoalmente, usaria a semente. Tem grande potencial teórico para funcionar. Não prescreveria, pois não posso me comprometer com meus pacientes indicando algo sem evidência científica. Trabalho com o que há de mais correto em relação a grau de evidência. Mesmo assim, vira e mexe somos surpreendidos por novos efeitos colaterais de antigas drogas! A vida é um bem muito valioso para “brincarmos” com ela. Muito melhor é VIVÊ-LA!! Também não aconselho ninguém a “suspender os remédios do colesterol” apenas para usar CHIA. Muito temos que aprender sobre essa sementinha ainda!

2 comentários:

  1. realmente a chia ainda é nova nas pesquisas , mas parece que quando utilizada juntamente com outros grãos ou farinhas, como linhaça, soja, aveia potencializ sua ação. Então o ideal é fazer um mix de fibras para se adquirir um resultado melhor na dieta.
    Najla Farage - nutricionista

    ResponderExcluir
  2. muito legal o seu blog. é sempre bom ter visões críticas e com credibilidade sobre todos esse "milagres" para emagrecer! parabéns!

    ResponderExcluir