Muito se fala em vida saudável nos dias de hoje, mas poucos sabem do que se trata realmente ter uma vida assim. Praticar, então, essa tal vida saudável, fica mais difícil ainda!
Há muita informação no mídia, internet, jornais, entretanto muitas são as dúvidas...
Este espaço foi criado para divulgação de informações sobre tópicos relacionados a saúde, atividade física, dietas e assuntos afins, com um foco especial na área da Endocrinologia, na qual atuo.
Aproveitem!!!

domingo, 22 de janeiro de 2012

Dieta da Princesa

Este post é resultado de muita reflexão e conversa com amigos sobre a recente matéria publicada na revista Veja, que muitas vezes assume o papel de "formadora de opinião". (http://vejario.abril.com.br/edicao-da-semana/a-dieta-das-princesas-657065.shtml)

Especialmente no verão, todo mundo busca a dieta milagrosa. Aquela dieta com resultado mais rápido possivel, no menor tempo, e que, de preferência dure para sempre.... Mas, na vida real não é bem assim. Grandes mudanças podem gerar grandes fracassos, ou grande decepções. A moderação é amiga da manutenção, quando falamos em perder peso, e mantê-lo, o que parece ser a parte mais difícil.

Mas, afinal, qual é a dieta que fez a Princesa Kate Middleton emagrecer ainda mais (porque ela já era bem magra!)?

Trata-se da velha dieta de baixo carboidrato, a famosa "dieta de proteínas", que já saiu e voltou de moda diversas vezes. Agora, com cara e nome novos. Conteúdo e princípio praticamente os mesmos.
Essa dieta inicialmente era utilizada para os pacientes diabéticos tipo 1, na era pré-insulina, justamente por diminuir a resistência dos tecidos (músculo, tecido adiposo, fígado, etc) a ação da insulina, que nesta doença esta diminuída. Deste modo, a pouca insulina ainda restante, produzida pelo pancreas desses pacientes, poderia atuar melhor, e esses individuos ainda viveriam alguns meses. Após a utilização da insulina injetável, a dieta começou a ser utilizada para fins estéticos, até porque se observava grande perda de peso com ela.
Na atualidade, depois de muito sucesso com o Dr Atkins, e também muitas críticas, foi diversas vezes reinventada. South Beach, Low carb, Dr Dukan... todas essas dietas se baseam no mesmo princípio: uma fase inicial (1 ou 2 semanas) sem qualquer tipo de carboidrato ou com menos de 60g de carboidrato/dia (Low Carb), seguida por uma 2a fase com reintrodução dos carboidratos, os integrais e de baixo índice glicêmico, e uma 3a fase de manutenção, com alguns dias de dieta mais livre e outros mais radical (detalhes na reportagem da Veja.) Minha opinião? fica para a proxima postagem....

Nenhum comentário:

Postar um comentário