Muito se fala em vida saudável nos dias de hoje, mas poucos sabem do que se trata realmente ter uma vida assim. Praticar, então, essa tal vida saudável, fica mais difícil ainda!
Há muita informação no mídia, internet, jornais, entretanto muitas são as dúvidas...
Este espaço foi criado para divulgação de informações sobre tópicos relacionados a saúde, atividade física, dietas e assuntos afins, com um foco especial na área da Endocrinologia, na qual atuo.
Aproveitem!!!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Gestação e Diabetes

Você pode estar se perguntando: "O que tem haver gestação com diabetes?" ou "Não sou diabética. E eu com isso?". O que muitos nem imaginam é que gestação tem MUITA relação com DIABETES. Informar-se sobre isso e prevenir é essencial. Só quem sabe estar em risco de Diabetes Gestacional pode se prevenir antes mesmo de gestar, ainda na fase de "programação da gestação". Como? Por que? Você irá descobrir agora!

Durante toda a gestação, mas principalmente após as 24 semanas, a placenta produz hormônios que são importantes para manutenção da gestação, saúde da mãe e do neném. Estes hormônios, entretanto, tem um efeito "diabetogênico" na mãe. São conhecidos como hormônios contrareguladores do metabolismo da glicose. Tem um efeito de aumentar a resistência do organismo a ação da insulina (hormônio responsável pela queima de glicose transformando-a em energia). Algumas mulheres, sob efeito desses hormônios tem diabetes gestacional. O diabetes durante a gestação causa complicações fetais e maternas. Maior risco de complicações durante o parto. A criança fica muito grande tendo complicações para nascer. Há risco de hipoglicemia nos primeiros dias de vida, o que é muito grave, pois a baixa de glicose no sangue do recém nascido causa risco de vida ou complicações graves, como crise convulsiva, sequelas neurológicas, dentre outras.

Mas quem está sob risco de diabetes gestacional?

Mães que já eram diabéticas antes de gestar

Mulheres que tem os seguintes fatores de risco:

- obesas (IMC maior que 30 Kg/m2) ou que estão ganhando muito peso durante a gestação

- parentes de 1o grau com diabetes (pai, mãe, irmãos)

- IDADE > 25 anos (isso é, para muitos, chocante! Afinal, muitas mulheres, no dias de hoje, engravidam após os 25 anos)

- História prévia de filho com >4 Kg

- Síndrome de ovário policístico (antes da gestação)

- Uso de corticoide

- Perda fetal prévia, sem causa definida.

Se a mulher tiver algum desses fatores de risco deve ser submetida a um rastreamento mais precoce, logo no início da gestação, e reavaliada quando estiver com 24 semanas de gestação. E como prevenir? Tendo cuidados durante a gestação, mantendo uma alimentação saudável, de preferencia orientada por nutricionista, mantendo um ganho de peso dentro dos limites estabelecidos por seu/sua médico(a), praticando atividade física (sem excessos). Antes de gestar, já é importante tentar atingir um peso dentro da faixa saudável (não engravidar obesa). Essa é uma das medidas mais eficazes para prevenir o diabetes gestacional, e além disso a hipertensão da gestação (pré-eclampsia), que também é muito perigosa.

Informação e prevenção são as palavras chaves para uma gestação tranquila.

Vejo vocês em breve! Aguardo comentários!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário