Muito se fala em vida saudável nos dias de hoje, mas poucos sabem do que se trata realmente ter uma vida assim. Praticar, então, essa tal vida saudável, fica mais difícil ainda!
Há muita informação no mídia, internet, jornais, entretanto muitas são as dúvidas...
Este espaço foi criado para divulgação de informações sobre tópicos relacionados a saúde, atividade física, dietas e assuntos afins, com um foco especial na área da Endocrinologia, na qual atuo.
Aproveitem!!!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Dieta do Índice Glicêmico

O que é essa Dieta do Índice Glicêmico? Vale a pena segui-la? Muitas pessoas tem dúvidas sobre essa dieta, afinal, cada hora surge na mídia uma nova fórmula magica para perder peso. Esta dieta foi criada a partir de um estudo que mediu a concentração de glicose e insulina no sangue, logo após a ingestão de um alimento isolado, a partir do jejum. Com isso, foi verificado o quanto cada alimento faria subir a glicose e a insulina no sangue, apos a alimentação, e em quanto tempo isso aconteceria. Alimentos que faziam subir muito rapidamente o nível de glicose no sangue foram considerados de ALTO INDICE GLICEMICO. Isto tem importância principalmente nas pessoas com diabetes, isso porque essas pessoas tem mais dificuldade de aproveitar a glicose e com isso ficariam com sua doença descompensado, tendo “picos de glicose”. Foi verificado, desde então, que o consumo de dieta rica em alimentos com alto índice glicêmico levava a obesidade. Quais são os alimentos de alto índice glicêmico? Aqueles com maior quantidade de carboidrato e menos fibras. Aqui tem um link com uma tabela detalhada dos alimentos e seu respectivo índice glicêmico (IG).

http://nutricao.diabetes.org.br/images/pdf/215_Tabela_de_IG.pdf

A Carga glicêmica (CG) seria o impacto desse índice no organismo, de acordo com a quantidade ingerida. Uma CG <10 é considerada baixa, entre 10 e 20 moderada e >20 alta.

Mas qual é a real eficácia de ficar medindo e monitorando o índice glicêmico dos alimentos que comemos? Então parece lógico ABOLIR esses alimentos de alto índice glicêmico?

O mais importante é tentar escolher sempre alimentos de baixo índice glicêmico, que são em geral os mais saudáveis, como as verduras legumes, frutas, pães e cereais integrais...mas e as frutas de alto índice glicêmico? E a batata? Doce e chocolates nunca mais? Calma, não se desespere!! Alguns estudos já foram feitos comparando a dieta balanceada com a de baixo índice glicêmico e o resultado foi bem interessante: quando misturados os alimentos, de alto e baixo índice glicêmico, como ocorre na dieta balanceada, os alimentos de baixo índice glicêmico compensam os de alto (como numa balança!). Assim, quando ingerimos uma dieta variada e com bastante alimentos de baixo IG, podemos também utilizar, com moderação, alguns de alto IG. Esta com vontade de comer um chocolate, aquele que pode 1x na semana? Prefira comê-lo de sobremesa. Os alimentos da refeição (que com certeza foram de baixo índice glicêmico) compensarão a pequena sobremesa (30g de chocolate, podendo ser 2x por semana. Dependendo do grau de malhação, ate mais um pouquinho). Essa estratégia é melhor do que um chocolate “solto” , isolado, no meio da tarde! Este sim vai provocar uma alta carga glicêmica!

Assim, não existe na literatura medica, evidencia que a dieta de baixo índice glicêmico seja superior a dieta de baixa caloria e balanceada. O importante é comer um alimentação rica em legumes, verduras, frutas (quanto menor IG melhor) e pobre em gorduras saturadas, colesterol e sal. Isso sim é eficaz, e acaba sendo de IG, sem muita neurose. Fazer dieta já é tão difícil... pra que complicar mais?

Quer saber mais? Achei informações interessantes nesses sites:

http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta-de-emergencia/dieta-do-indice-glicemico-perca-ate-2-kgs-por-semana/conheca-a-dieta-do-indice-glicemico/1572/1

Acesse também o site de Sociedade Brasileira de Diabetes/ Nutrição (http://nutricao.diabetes.org.br/indice-glicemico/212-o-que-e-indice-glicemico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário