Muito se fala em vida saudável nos dias de hoje, mas poucos sabem do que se trata realmente ter uma vida assim. Praticar, então, essa tal vida saudável, fica mais difícil ainda!
Há muita informação no mídia, internet, jornais, entretanto muitas são as dúvidas...
Este espaço foi criado para divulgação de informações sobre tópicos relacionados a saúde, atividade física, dietas e assuntos afins, com um foco especial na área da Endocrinologia, na qual atuo.
Aproveitem!!!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Suplementos alimentares e anabolizantes (Parte 2): Vale tudo pra ficar sarado?”

Dando continuidade aos posts de: “Suplementos alimentares e anabolizantes: Vale tudo pra ficar sarado?” O que são “anabolizantes”? Ele podem ser usados? Qual os efeitos?

Temos que admitir que estão sim sendo usados, oferecidos e enaltecidos por alguns nas academias. Mas qual o risco de usá-los?

Anabolizantes são substancias que SINALIZAM para as células de todo organismo, mas principalmente musculares, SINTESE de proteínas. Hormônios esteroides ( como os hormônios sexuais estrogênio e testosterona), a INSULINA, o hormônio do crescimento (GH), dentre outros. De interesse para o ganho de massa muscular, e não de gordura, os principais anabolizantes são os hormônios masculinos e o GH. Mas, vale a pena suplementar esses hormônios? É seguro ou necessário? Vou falar apenas dos hormonios esteroides (o GH fica para outro post!)

Os hormônios masculinos, testosterona e derivados, que tem efeito atuando por meio dos receptores celulares da testosterona, tem como PRINCIPAIS EFEITOS:

1. Determinar a distribuição masculina de pelos, grossos e escuros, na face, peito, pernas/braços (e a escassez de pelos na cabeça! ).

2. Engrossar a voz

3. Confere personalidade mais agressiva, violenta.

4. Aumento de forca e massa muscular, com diminuição de gordura (isso é o que mais atrai as pessoas que querem “crescer”)

O problema é que o uso desses hormônios de forma exógena (injetados ou ingeridos pela boca) causam uma serie de efeitos indesejados e perigosos:

  1. Aumento de pressão arterial, com maior risco de infarto e derrame (AVC)
  2. Aumento do colesterol ruim (LDL) e redução do bom colesterol (HDL)
  3. Acne (Espinhas na face e tórax)
  4. Calvície precoce(perda de cabelo no topo da cabeça principalmente)
  5. Nas mega doses utilizadas, sem prescrição medica, aumento súbito da massa muscular do coração causando infarto do miocárdio mesmo com a pessoa em repouso ou com mínima atividade física.
  6. Tumores no fígado, câncer de próstata, mama ou endométrio (parte de dentro do útero)
  7. Inibição dos hormônios sexuais da própria pessoa, causando um “hipogonadismo” , ou seja, a pessoa para de produzir seus próprios hormônios e quando para de tomar os anabolizantes podem demorar a voltar a produzi-los ficando numa espécie de “menopausa” ou “andropausa” (no caso dos homens), tendo diminuição da libido, impotência sexual, INFERTILIDADE (diminui os testiculos e a produção de espermatozoides temporariamente) dentre outros sintomas
  8. Aumento de mamas, nos homens (ginecomastia)
  9. Aumento do numero de globulos vermelhos no sangue (hemacias), aumentando a viscosidade do sangue, podendo causar trombose e até acidente isquemico cerebral (AVC, conhecido como "derrame")
  10. Alterações de comportamento e DEPENDENCIA química dos anabolizantes. Esse fato me chocou, quando estudei sobre isso, porque era algo que desconhecia.

Os anabolizantes atuam no sistema cerebral de recompensa e prazer causando um enorme bem estar e sensação de “poder fazer tudo, estar forte e bem disposto”. Ativa circuitos comuns aos ativados durante o uso drogas como cocaína e heroína. A abstinência aos anabolizantes causa sintomas que muitas vezes levam a pessoa a voltar a usa-los para voltar a “sentir-se bem”, causando dependência. Além disso, durante seu uso, aumenta a agressividade, causando distúrbios de relacionamento.

As dose utilizadas são enormes, da ordem de 100x a concentração normal dessas substancias no próprio organismo, potencializando esses efeitos!

Vale a pena correr todos esses riscos? Você precisa disso pra ser feliz? Quem disse que você tem que ser assim, dismórfico (na minha opinião, as vezes deformado)? Quem disso que isso é bonito? Acho que essas são perguntas centrais que tem de ser respondidas antes de tudo! O que é mais importante nessa vida? Pode parecer “piegas”, mas a felicidade começa dentro de cada um. Um corpo bonito pode ser almejado, mas tudo tem limite. O limite deve ser a qualidade de vida, a saúde, a felicidade autentica. Porque tenho que mudar pra ser feliz e me amar? Esse amor próprio e autoestima tem que existir antes de tudo! Ate a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário