Muito se fala em vida saudável nos dias de hoje, mas poucos sabem do que se trata realmente ter uma vida assim. Praticar, então, essa tal vida saudável, fica mais difícil ainda!
Há muita informação no mídia, internet, jornais, entretanto muitas são as dúvidas...
Este espaço foi criado para divulgação de informações sobre tópicos relacionados a saúde, atividade física, dietas e assuntos afins, com um foco especial na área da Endocrinologia, na qual atuo.
Aproveitem!!!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Dieta Da Princesa- parte 2

A dieta proposta pelo Dr. Dukan é saudável e muito interessante, desde que respeitado o tempo de restrição maior de carboidratos, 1a fase, e a mais radical da dieta. Esta fase não deveria passar de 10 -15 dias, pois induz um estado de acidose metabólica (fase cetogIenica) e pode sobrecarregar os rins. A longo prazo, seria prejudicial. Já a 2a fase, na qual já são introduzidos alimentos integrais no café-da-manhã e almoço, é bem saudável e deveria ser seguida por toda vida. Rica em verduras e legumes, vitaminas, sais minerais e fibras.
Em toda minha vida lutei, e ainda luto, com meu peso. Desde os 10 anos de idade faço dieta. Após 10 anos de formação médica, anos de experiência com pacientes de todo tipo e por experiência própria, acredito no EQUILIBRIO. Ninguém pode viver , e ser feliz, com dieta muito restritiva ou muito exótica, para sempre e 100% do tempo. Temos que aprender a ter um equilíbrio. Quer emagrecer rápido e se motivar? Faça 10 dias de dieta da proteína ou South Beach, e alcance seu objetivo imediato. Importante é lembrar que depois deste período terá que manter uma dieta SAUDAVEL e de baixa caloria, para manter o peso ou continuar a emagrecer. O que importa de verdade é o que faz na MAIOR PARTE DOS DIAS da semana. Se faz dieta "direitinho" durante 6 dias e no 7o dia come 2 pedaços de pizza, não será isso que irá ARRUINAR sua vida!!!! Da mesma forma, não adianta malhar 7 dias da semana, e ficar 10 dias sem aparecer na academia, ou clube, ou ginastica! Estabeleça uma ROTINA. Tente não sair muito dessa rotina, mas acima de tudo, seja feliz!!! Permita-se ser feliz!

No próximo post vou falar sobre a minha experiência com a dieta Low Carb... Estou agora no 4o dia!

8 comentários:

  1. Legal, porque você sabe por experiência própria do que está falando!Sabe o quanto "os (as)gordinho(a)s" sofrem, mas você falou uma coisa certa:equilíbrio, é a chave do sucesso, e viver um dia de cada vez. Bjs

    ResponderExcluir
  2. OI Soraya,
    Voce tem razão!! Estas duas palavras EQUILIBRIO e viver 1 dia de cada vez são chaves para sucesso! Quando você vive um dia de cada vez se dá a oportunidade de acertar todos os dias e fica menos ansioso! O perdão é fundamental nesse processo tb. Levantar a cabeça e seguir adiante! Obrigada pelo comentario!

    ResponderExcluir
  3. Drª Mariana, já fiz de tudo para emagrecer e não tenho tido muito sucesso, minha última foi recorrer a remédios, já não sei mais o que fazer, ando tão desmotivada.. tenho até vergonha de encontrar com conhecidos e amigos na rua e quando acontece tento até me esconder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayana! Não desanime! As vezes o caminho pode parecer longo e tortuoso, mas existe uma luz no fim do tunel. REcorrer a remédios não é vergonhoso nem condenável. Muitas vezes são indicados SIM e NECESSARIOS. Cada Caso é um caso. Cada pessoa tem que ser avaliada INDIVIDUALMENTE e o tratamento personalizado. É claro que existem princípios basicos de uma dieta e uma vida mais saudável. Pequenas modificações, em etapas, com objetivos bem definidos e REAIS, possíveis de serem alcançados devem ser traçadas. O importante é não tentar essas fórmulas ou chás milagrosos, que muitas vezes podem até te colocar em RISCO DE VIDA. Estou a sua disposição!

      Excluir
  4. Obrigado, me senti bem melhor com as declarações de vcs, só não sei por onde começar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimente traçar pequenas metas. Caminhar 10 minutos por dias, comer certo e de 3/3h... Um coisa de cada vez, cada semana uma meta! Parece pouco? De pouco em pouco a gente chega lá... De grão em grão a galinha enche o papo!
      Vou escrever em breve um post sobre: Mudança de estilo de vida: Plano de Metas.
      Até breve e estou a disposição!

      Excluir
    2. Irei aguardar ansiosa, comecei a me animar bjs.
      Drª comprei um aparelho que se chama simulador de caminhadas, será que esse aparelho pode me ajudar ou é só mais um "bagulho" dentro de casa?

      Excluir
  5. OI Dayana, desculpe a ademora mas não tinha visto o seu post. Anime-se mesmo!! O simulador de caminhadas é, como todo aparelho que vc compra pra fazer em casa, bom se vc tiver disciplina para usar. Não pode pensar muito não, tem que estabelecer uma meta semanal de "uso do simulador" e tentar cumprir essa meta. Exige disciplina!! Aproveite para ver TV malhando. Boa sorte, e va em frente!!!

    ResponderExcluir