Muito se fala em vida saudável nos dias de hoje, mas poucos sabem do que se trata realmente ter uma vida assim. Praticar, então, essa tal vida saudável, fica mais difícil ainda!
Há muita informação no mídia, internet, jornais, entretanto muitas são as dúvidas...
Este espaço foi criado para divulgação de informações sobre tópicos relacionados a saúde, atividade física, dietas e assuntos afins, com um foco especial na área da Endocrinologia, na qual atuo.
Aproveitem!!!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Qual o preço da beleza? Vale tudo pra ficar “sarado”?

Sempre me questionei muito sobre os padrões de beleza divulgados pela sociedade atual. Por muito tempo fui uma insatisfeita crônica! Sempre tive um formato de corpo bonito, mas queria ser PERFEITA. Isso é: não ter nem “esboço” de celulite, sem estrias, com corpo bem torneado, firme, “imaculado”, musculoso... Quem não sonha em ser assim? Para os homens, o objetivo é ser definido, musculoso, ou, simplesmente, “grande”. Mas quem foi que disso que isso é saudável? Todo mundo pode ser ou ficar assim?

A resposta não é tão simples de ser dada. Existe um potencial genético, que determina forma do corpo, força, constituição física. Com atividade física e alimentação especial podemos, sim, melhorar muito nosso corpo e, inclusive, mudar certas características do tipo: diminuir a barriga, levantar e aumentar o volume dos glúteos, aumentar a massa muscular. O que acontece é que TUDO TEM LIMITE. Essas mudanças não necessariamente irão te colocar na FÔRMA do corpo sonhado. Muitas pessoas, assim, se decepcionam ou acham esse caminho de exercícios regulares pesados +alimentação especial muito penoso. Nessa hora entra aquele amigo da academia, que já usou uns produtos....afinal, existem milhares de produtos disponíveis no mercado: Whey protein, aminoácidos purificados, FAT BURNER, Oxyelitepro, Carnitina, anabolizantes, dentre outros. Mas esses produtos fazem mal? E se eu tomar só um pouquinho, um mês somente? O que pode me acontecer?

Nos próximos posts vou falar sobre esses produtos, principalmente aproveitando a semana pré-carnaval, que inspira medidas heroicas para se entrar em forma em 1 semana! Vá pensando nesse assunto...

2 comentários:

  1. Uma pessoa que se alimenta bem mas malha muito e pratica muitos esportes tem necessariamente de complementar com estes complexos vitamínicos de mercado?
    Uma vez estava na academia e um estagiário me disse que teria que comprá-los e aí perguntei se tinha necessidade e ele me respondeu que só comia a comida que a mãe preparava e tinha que complementar porque praticava muito esporte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente pergunta, Soraya! As ofertas de suplementos são muitas e existe uma cultura nas academias de usar suplementos. Vou esmiuçar essa cultura nos proximos posrs. A resposta imediata é NAO!! Não há evidencia cientifica que sustente a necssidade nem BENEFICIO algum do uso de suplementos em pessoas que praticam atividade fisica para fins de saude e beleza. Se voce se alimenta de forma balanceada isso é totalmente dispensavel. As necessidades diarias de proteina NORMALMENTE sao até superestimadas, e na maioria das vezes acabamos comemos NORMALMENTE mais proteinas do que o indicado para idade/ peso. Mas, vou abordar isso melhor nos proximos dias! Obrigada pela participação!!

      Excluir